segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Às Moças

Renan Abreu


            Presenciei cenas que me fizeram pensar como temos desonrado a Deus, por isso uma tristeza enorme abateu meu coração. Este texto não é algo que eu diga: “Oh! Veio a mim por revelação, algum sopro misterioso” e muito menos “Veio a mim sonhos da parte de Deus”; antes, foi tão somente uma reflexão após a leitura de alguns posts do Facebook. É de grandíssimo desejo para mim que as palavras descritas abaixo reflitam o amor que tenho pelos jovens cristãos; não que isto limite a leitura aos jovens, pois desejo que seja de proveito para toda a igreja de Cristo. Percebam também que não me julgo melhor que ninguém, antes, confesso que careço da glória de Deus como qualquer outro jovem. Faço das palavras do apóstolo Paulo as minhas: “Miserável homem que sou”, não obstante, digo: “Graças a Deus por Cristo Jesus”!

            Quão preocupante se tornou as publicações de fotos e frases no Facebook. Por acaso esqueceram a quem servem? Ou a quem devem honra? Será se Cristo é, de fato, glorificado com as postagens? Vocês se esqueceram das palavras do apóstolo Paulo? “Quer comais, bebais ou façais qualquer outra coisa façam para a glória de Deus”! Por acaso, Deus é glorificado quando vocês postam fotos sensuais ou frases obscenas? As mulheres, cometem um grave pecado quando publicam fotos que denigrem seus próprios corpos. Fotos com seios, coxas, barrigas, pernas e outras partes do corpo despidas e que induzem o pecado nos homens. Não entendem que estão despertando os adolescentes para pensamentos impuros, os rapazes para o sexo egoísta e os homens casados para o divórcio. Esse pecado é grave e trará a ira de Deus! Entristeço, quando na igreja, moças lindas provocam o pecado sexual. Decotes que mostram grande parte dos seus corpos. Parece-me que não conhecem o provérbio de Salomão: “Como um anel de ouro em um focinho de porco, assim é a mulher bonita mas indiscreta”.

            Vocês estão adorando seus próprios corpos, preocupadas com malhação, silicones, enfeites mil e se esqueceram que o coração cheira mal como carne podre. Não percebem que a “beleza é passageira” mas a alma é eterna? Precisamos entender que os escândalos, como a própria palavra de Cristo afirma, serão inevitáveis, mas “aí por quem vier os escândalos”. É necessário vigiar para não provocarmos a morte de algum próximo. Queiram possuir a beleza intrínseca que vem apenas da Glória do Pai. Além do mais, os corpos de vocês devem ser o templo do Espírito Santo. É no mínimo incoerente o templo de Cristo permanecer sujo! Cristo há de limpá-lo! Entenda que se não houver arrependimento Ele executará uma severa disciplina porque “Deus disciplina a quem Ele ama”. Não por vergonha ou medo mas por amor a Cristo, retirem suas fotos sensuais, de cunho pornográfico ou que despertam, de alguma forma, a corrupção moral do homem. Isto é muito sério, não foi por pouca coisa que José, quando atraído por uma bela mulher, fugiu. Não é sem razão que a bíblia manda que seus filhos fujam da prostituição. Mulheres, o homem tem uma fraqueza muito grande neste quesito; se não for o Espírito Santo para vencer por nós, jamais venceremos! Reflitam sobre isso, se é perigoso para os filhos de Deus – vejam o exemplo de Davi – quanto mais aos que não conhecem Cristo!


            Para concluir, suplico, mantenham suas vidas guiadas pelas palavras de Jesus. Criem o hábito de manter uma meditação diária da bíblia. Procurem a santificação no livro de Provérbios. Pensem na paixão de Cristo, nos evangelhos. Meditem no amor das cartas pastorais de Paulo. Lembrem-se da ira de Deus no Pentateuco. Pasmem com a destruição de Judá e Israel em II Reis. Alegrem-se na salvação e glorificação final de e em Cristo! Não entreguem seus corpos a Satanás, pelo contrário, Sejam Santas porque Nosso Deus É Santo.

Um Chamado à Triagem Teológica e Maturidade Cristã

R. Albert Mohler Jr.
(Tradução: Rafael Abreu)


Em todas as gerações, a igreja é ordenada a “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Essa não é uma tarefa fácil, e é dificultada pelos múltiplos ataques às verdades Cristãs que marcam a era contemporânea. Investidas contra a fé Cristã não são mais direcionadas apenas a doutrinas isoladas. Toda estrutura da verdade Cristã está, agora, sob ataque por aqueles que subvertem a integridade teológica do Cristianismo.

Os Cristãos de hoje se deparam com a assustadora tarefa de elaborar estratégias que priorizem doutrinas Cristãs e questões teológicas em termos de nosso contexto contemporâneo. Isso se aplica tanto à defesa pública do Cristianismo em vista do desafio secular e da responsabilidade interna de lidar com divergências doutrinárias. Nenhuma delas é tarefa fácil, mas a seriedade teológica e a maturidade demandam que consideremos questões doutrinárias em termos de sua relativa importância. A verdade de Deus deve ser defendida em todo ponto e em cada detalhe, mas Cristãos responsáveis devem determinar quais questões merecem maior atenção em um tempo de crise teológica.

Há alguns anos, uma ida ao atendimento de emergência de um hospital, me alertou para uma ferramenta intelectual muito útil para a realização de nossa responsabilidade teológica. Recentemente médicos de emergência têm praticado uma disciplina conhecida como triagem – um processo que permite o pessoal treinado a fazer uma rápida avaliação da prioridade médica em questão. Dado o caos da área de atendimentos de urgência, alguém deve estar munido de expertise médica para determinar imediatamente a prioridade médica. Quais pacientes devem ser encaminhados à cirurgia? Quais pacientes podem esperar por um exame menos urgente? Os médicos não podem hesitar ao fazerem essas perguntas, e ao assumir a responsabilidade de dar os pacientes com necessidades mais críticas prioridade mais alta em termos de tratamento.

A palavra triagem vem da palavra francesa “trier”, que significa “classificar”. Desse modo, o responsável pela triagem no contexto médico é o agente da linha de frente para decidir quais pacientes precisam de tratamento mais urgente. Na ausência de tal processo, o joelho esfolado seria considerado tão urgente quanto um ferido à bala no peito. A mesma ideia que traz ordem à agitada arena do atendimento de emergência também pode oferecer grande ajuda aos Cristãos que defendem a fé nos dias presentes.

Uma disciplina de triagem teológica requer que Cristãos determinem uma escala de urgência teológica que corresponde ao quadro do mundo da medicina para prioridades médicas. Com isto em mente, sugiro três diferentes níveis de urgência teológica, cada uma correspondente a um conjunto de questões teológicas prioritárias encontradas em debates doutrinários.

Questões teológicas de primeiro nível incluiriam aquelas doutrinas mais centrais e essenciais à fé Cristã. Entre estas doutrinas mais cruciais estariam aquelas tais quais a da Trindade, a completa deidade e humanidade de Jesus Cristo, justificação pela fé, e a autoridade da Escritura.

Nos primeiros séculos do movimento Cristão, hereges direcionaram seus mais perigosos ataques ao entendimento da igreja sobre quem Jesus é, e em que sentido Ele é o próprio Filho de Deus. Outro debate crucial se preocupou com a questão de qual a relação do Filho com o Pai e o Espírito Santo. Os antigos credos e concílios da igreja foram, em essência, medidas de emergência tomadas para proteger o âmago da doutrina Cristã. Em momentos importantes da história tais como o concílio de Nicéia, Constantinopla, e Calcedônia, a ortodoxia foi reivindicada e heresias foram condenadas – e estes concílios lidaram com doutrinas de importância inquestionável. O Cristianismo permanece ou cai dependendo do que se afirmar sobre Jesus Cristo ser completamente homem e completamente Deus.

A igreja se moveu rapidamente para afirmar que a completa divindade e completa humanidade de Jesus Cristo são absolutamente necessárias para a fé Cristã. Qualquer negação do que se tornou conhecido como Cristologia de Nicéia-Calcedônia é, por definição, condenada como heresia. As verdades essenciais da encarnação incluem a morte, sepultamento, e a ressureição do corpo do Senhor Jesus Cristo. Aqueles que negam estas verdades reveladas são, por definição, não Cristãos.

O mesmo é verdade para a doutrina da Trindade. A igreja primitiva clarificou e codificou seu entendimento do único Deus vivo afirmando a completa divindade do Pai, do Filho, e do Espírito Santo – enquanto que insistia que a Bíblia revela um Deus em três pessoas.

Além das doutrinas Cristológica e Trinitariana, a doutrina da justificação pela fé deve, também, ser incluída entre estas verdades de primeiro escalão. Sem estra doutrina, somos deixados com uma negação do próprio evangelho, e a salvação é transformada em alguma justiça humana. A veracidade e autoridade das Sagradas Escrituras deve também ser considerada como doutrina de primeira ordem, pois, sem a afirmação de que a Bíblia é a própria Palavra de Deus, somos deixados sem nenhuma autoridade adequada para distinguir verdade do erro.

Estas doutrinas de primeira ordem representam as verdades mais fundamentais da fé Cristã, e a negação destas doutrinas representa nada menos que a negação do Cristianismo em si mesmo.
O conjunto de doutrinas de segunda ordem é distinto do de primeira ordem pelo fato de que Cristãos fiéis podem discordar das questões de segunda ordem, embora esta divergência crie divisões significativas entre os crentes. Quando Cristãos se organizam em congregações e denominações, estas divisões se tornam evidentes.

Questões de segunda ordem incluem o significado e modo do batismo. Batistas e Presbiterianos, por exemplo, descordam fervorosamente sobre o mais básico entendimento do batismo Cristão. A prática do pedobatismo é inconcebível às mentes dos Batistas, enquanto que os Presbiterianos atribuem o pedobatismo ao seu mais básico entendimento da aliança. Reconhecendo juntos as doutrinas de primeira ordem, Batistas e Presbiterianos avidamente reconhecem uns aos outros como Cristãos, mas reconhecem também que desacordos em questões desta importância impedem a comunhão dentro da mesma congregação ou denominação.

Cristãos das mais variadas denominações podem permanecer juntos nas doutrinas de primeira ordem e reconhecer uns aos outros como Cristãos autênticos, enquanto que o entendimento de que existem divergências em questões de segunda ordem impede uma comunhão mais ávida que de outra forma, desfrutaríamos. Uma igreja reconhecerá o batismo infantil ou não. Esta escolha cria imediatamente um conflito de segunda ordem com aqueles que têm convicção da posição contrária.

Há alguns anos, a questão da mulher servir como pastora emergiu como outra questão de segunda ordem. Novamente, uma igreja ou denominação pode ordenar mulheres ao pastorado ou não. Questões de segunda ordem impedem a fácil adaptação daqueles que preferem a outra abordagem. Muitos das mais calorosas divergências entre crentes sérios se encontram no nível da segunda ordem, pois estas questões enquadram nosso entendimento da igreja e as orientações dadas a ela pela Palavra de Deus.

Questões de terceira ordem são doutrinas sobre as quais os Cristãos podem discordar e, mesmo assim, permanecerem em comunhão próxima, mesmo dentro de congregações locais. Eu colocaria a maioria dos debates sobre escatologia, por exemplo, nessa categoria. Cristãos que afirmam a corpóreo, histórico e vitorioso retorno do Senhor Jesus Cristo podem discordar da sequência dos acontecimentos sem romper a comunhão da igreja. Eles podem discordar sobre um grande número de questões relacionadas à interpretação de textos difíceis ou sobre o entendimento de assuntos de discordância comum. Porém, permanecendo juntos em questões de importância mais urgente, os crentes são capazes de aceitar uns aos outros enquanto questões de terceira ordem estão em debate.

Uma estrutura de triagem teológica não implica que os Cristãos devam considerar qualquer verdade bíblica com pouca seriedade. Somos responsáveis por abraçar e ensinar a veracidade compreensiva da fé Cristã como revelada nas Santas Escrituras. Não há doutrinas insignificantes reveladas na Bíblia, mas existe um fundamento essencial da verdade que embasa todo o sistema de verdade bíblica.

Esta estrutura de triagem teológica também pode ajudar a explicar como a confusão pode, frequentemente, ocorrer em meio a um debate doutrinário. Se a urgência relativa destas verdades não são levadas em conta, o debate pode rapidamente se tornar inútil. O erro do liberalismo teológico é evidente em um desrespeito básico à autoridade bíblica. A marca do verdadeiro liberalismo é a recusa em admitir que questões teológicas de primeira ordem até mesmo existem. Liberais tratam doutrinas de primeira ordem como se fossem meramente de terceira ordem em importância, e ambiguidade doutrinária é o resultado inevitável.

Fundamentalismo, por outro lado, tende ao erro oposto. O equívoco do verdadeiro fundamentalismo é acreditar que todas discordâncias são de primeira ordem. Assim, questões de terceira ordem são colocadas com importância de primeira ordem e Cristãos são erroneamente prejudicialmente divididos.


Viver em uma era em que as doutrinas são amplamente negadas e de intensa confusão teológica, Cristãos estudiosos devem enfrentar o desafio da maturidade Cristã, mesmo em meio de uma emergência teológica. Devemos ordenar as questões com uma mente treinada e coração humilde para proteger o que o Apóstolo Paulo chamou de “tesouro” que foi confiado a nós. Dada a urgência desse desafio, a lição do Atendimento Médico de Urgência só pode ajudar.